(21) 2494-3036 / (11) 2372-6040
REDES SOCIAIS

Quais são as diferenças entre dermopigmentação e micropigmentação?

O que é micropigmentação e dermopigmentação? Qual é a diferença? Bom, na verdade, é quase a mesma coisa, com exceção de alguns pequenos detalhes. Veja a seguir:

Quando a surgiu a febre da maquiagem definitiva, as mulheres começaram a aderir porque queriam uma sobrancelha perfeita para sempre. Porém, o resultado não era exatamente definitivo e, ao mesmo tempo em que a tinta não saía, deixava resíduos azulados na pele.

A partir desse equívoco, surgiu a micropigmentação – um método que agride menos que a maquiagem definitiva, pois pigmenta apenas a camada superficial da pele e dura cerca de oito meses. O aparelho usado passou a ser o dermógrafo – uma espécie de caneta com agulhas bem fininhas, que desenha fio a fio, corrigindo falhas e seguindo o formato da sobrancelha. O procedimento é menos doloroso porque o traço que imita o fio é desenhado somente uma vez.

A dermopigmentação também age na camada mais fina da derme e dura em média o mesmo período, mas é um pouco mais dolorosa porque, em vez de fio a fio, faz uma espécie de sombra por cima da sobrancelha, repetindo o processo algumas vezes, simulando um contorno. Porém, como também usa um dermógrafo, não dói tanto como uma tatuagem. A grande vantagem da dermopigmetação em relação à micropigmentação é que, quando o efeito já está no fim da validade, dá pra simular usando maquiagem até voltar à clínica para a manutenção. Já a técnica do fio a fio 3D é muito precisa pra fazer algo semelhante.

Não importa qual seja a técnica escolhida, o fundamental é que a cliente conheça bem o profissional e pesquise seu histórico antes de começar. Uma vez feito e o resultado satisfatório, é importante que a cliente faça a manutenção com a mesma pessoa, que vai passar a conhecer as peculiaridades da sobrancelha. Como são procedimentos que estimulam a circulação sanguínea, os pelos crescem mais rápido. “Nós temos nas mãos a possibilidade de restaurar a autoestima”, resume a micropigmentadora e visagista, Raphaella Bahia.

FICHA TÉCNICA
Duração:
cerca de duas horas para a sobrancelha
Manutenção:
de três meses a dois anos
Idade mínima para aplicação:
A partir de 18 anos